Como a RaiaDrogasil conquistou 4x mais engajamento com a Bornlogic

Sobre a RaiaDrogasil (RD)

A RaiaDrogasil é a empresa líder no mercado brasileiro de farmácias, com mais de 2.500 lojas em todos os estados brasileiros. 

A companhia foi criada em novembro de 2011, a partir da fusão entre a Raia S.A. e a Drogasil S.A. Com faturamento de R$ 25,6 bilhões em 2021,  RD é considerada a maior rede de farmácias do Brasil em receita e número de lojas

Atualmente o grupo combina um portfólio integrado de ativos focados na saúde e no bem-estar: RD Farmácias (Droga Raia e Drogasil), RD Serviços (4Bio Medicamentos Especiais, Univers, plataforma de gestão de saúde, e Stix) e RD Marcas (Needs, Vegan by Needs, B-Well, Caretech e Nutrigood).

Sua missão é cuidar de perto da saúde e bem estar das pessoas em todos os momentos da vida.

Desafio

Hoje, as farmácias são mais do que apenas um lugar para comprar remédios. Algumas unidades da rede RaiaDrograsil, por exemplo, realizam diversos serviços, desde aplicação de vacinas, aferição de pressão até exames como bioimpedância. 

Entretanto, como são serviços que nem todas as unidades oferecem, o desafio da RD era justamente comunicar de forma localizada os serviços que cada loja oferece.

Outro desafio enfrentado pela empresa, segundo a Gerente de Marketing da RD, Luana Bulhosa, é fortalecer a marca para aumentar a consideração. “No Brasil, são mais ou menos quatro farmácias em um raio de 200 quilômetros. E a gente precisa ser considerado antes da venda acontecer. Então, por isso que devemos ter um trabalho forte de engajamento nas redes sociais”, explica.

Por que a Bornlogic?

A Bornlogic entra como uma ferramenta de construção de marca e engajamento da RD, conectando as estratégias da empresa com as comunidades regionais em que as farmácias estão inseridas.

Com a nossa plataforma, a companhia conseguiu centralizar a produção de conteúdos locais das redes Drogasil e Raia. E com o aplicativo, a força de vendas das farmácias desenvolveu mais fotos e vídeos autorais para as redes sociais, atrelados aos objetivos da empresa. 

Implementação

A RD iniciou um projeto piloto com a Bornlogic em 2021, implementando a solução em 200 farmácias. 

Além de passar pelo processo de treinamento, a empresa também trabalhou com as equipes de operações das lojas para enfatizar a importância do projeto.  

“É muito importante que o setor de operações engaje e promova os conteúdos produzidos, porque se não for uma prioridade relevante para o negócio, os times vão priorizar outras frentes. Então tivemos um trabalho de muita parceria com as operações das farmácias para a conscientização e relevância desse projeto”, explica Bulhosa.

Nosso impacto

Com a Bornlogic, a RD identificou que os conteúdos autorais, feitos pela força de vendas, engajam 4 vezes mais do que as campanhas institucionais.

“Quando eu falo, por exemplo, de um produto, um lançamento versus uma mensagem local, regional, como Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, por exemplo, ele sobressai em engajamento. Até dez vezes mais indicadores, porque a população se identifica”, afirma a Gerente de Marketing.

Das 200 farmácias que estão no projeto piloto, cerca 88% produzem conteúdos mensais, com 72% deles aprovados pela equipe de marketing - uma alta taxa para um mercado onde há mais controle em relação à divulgação de informações.

“O nosso tipo de vendedor é mais tímido, ele não fica tanto na linha de frente, ele fica esperando um atendimento ali para atender e acolher o cliente. Então é desafiador esse público ir para frente, gravar um vídeo e se expor nas redes sociais. Entretanto, está sendo algo que eles estão curtindo muito a gente vê um engajamento muito forte nos times de farmácias”, comenta.

Quer alcançar resultados como os da RaiaDrograsil? Solicite uma demonstração da nossa solução!

Compartilhe essa postagem