Varejo
Publicado: 25 de Maio de 2023 - Atualizado em: 4 de Setembro de 2023

O impacto da inteligência artificial no varejo

O impacto da inteligência artificial no varejo

A inteligência artificial no varejo tem o poder de transformar todo o cenário do setor, principalmente no que se refere ao atendimento e à satisfação do cliente. Com IA, os varejistas têm diversas oportunidades para melhorar as operações, aprimorar as experiências do consumidor e impulsionar suas vendas.

Neste artigo, você confere o impacto da inteligência artificial no varejo e como colocar essa tecnologia em prática na sua empresa. O que você vai ver?

 

O papel da inteligência artificial no varejo

Inteligência Artificial pode ser explicada como o desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas complexas de forma automatizada, como por exemplo, o aprendizado, a tomada de decisões e o reconhecimento de padrões.

A IA tem ganhado espaço no varejo devido à sua capacidade de transformar e otimizar vários aspectos das operações do setor. Segundo dados da consultoria norte-americana  Fact MR, a inteligência artificial global no mercado de varejo deve atingir uma avaliação de US$ 85 bilhões até 2033, com uma taxa CAGR (crescimento médio anual deflacionado) notável de 30,3% nos próximos 10 anos.

A análise de big data e a IA são cruciais para os negócios digitais, pois têm a capacidade de transformar tudo, desde a experiência do cliente até as operações comerciais.

Sua importância está no impulsionamento dos negócios e no aprimoramento da experiência geral do consumidor. A inteligência artificial apresenta uma oportunidade de criar uma experiência mais eficiente e agradável para os clientes, ao mesmo tempo em que aumenta os lucros dos varejistas, ajudando-os a permanecerem competitivos em uma economia em constante mudança.

 

Aplicações práticas da IA no varejo

A inteligência artificial tem uma ampla gama de aplicações no varejo. Aqui estão algumas delas:

 

Previsão de demanda

A IA pode analisar dados históricos de vendas, tendências de mercado e fatores externos para prever a demanda futura com precisão. Isso ajuda os varejistas a otimizar os níveis de estoque, reduzir a falta do mesmo e melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos.

 

Chatbots e assistentes virtuais

Chatbots e assistentes virtuais com inteligência artificial podem fornecer suporte ao cliente, respondendo perguntas frequentes e auxiliando no processo de compra. Uma das principais vantagens dessa tecnologia com IA é que ela fornece assistência instantânea 24 horas por dia, 7 dias por semana. Espera-se que os varejistas que usam IA conversacional economizem US$ 11 bilhões anualmente até 2023, um aumento de 33% desde 2018.

 

Recomendações personalizadas

Algoritmos de IA podem analisar os dados do cliente para gerar recomendações personalizadas de produtos, tanto em sites de comércio eletrônico quanto em lojas físicas. A Hering aplicou a IA em uma loja conceito, apostando na interação entre marca e cliente, por exemplo. A loja usa sensores para descobrir as áreas mais visitadas e, com isso, compreender os produtos favoritos e otimizar estoques.

 

Detecção de fraudes e segurança 

Soluções com IA e machine learning podem ser utilizadas para analisar dados transacionais e detectar padrões indicativos de atividades fraudulentas, ajudando os varejistas a prevenir e proteger seus sistemas.

Além disso, a tecnologia também pode ser aplicada em sistemas de câmeras inteligentes,  que utilizam algoritmos de detecção e reconhecimento facial para comportamentos e indivíduos suspeitos.

 

Análise da loja

Também utilizando sistemas de  câmeras inteligentes, a IA pode analisar dados na loja, como padrões de tráfego de pedestres e comportamento do cliente. Com essas informações, é possível otimizar os layouts da loja, melhorar o posicionamento de produtos e aprimorar a experiência geral de compra.

 

Segmentação de clientes e marketing direcionado

A IA pode ser altamente eficaz na segmentação de clientes e no marketing direcionado no setor de varejo. Varejistas podem analisar grandes quantidades de dados de clientes para identificar padrões e segmentos significativos. Isso permite a criação de campanhas de marketing direcionadas e ofertas personalizadas.

De acordo com o relatório Mckinsey Next in Personalization de 2021, usando dados obtidos por meio da IA para atender as preferências dos clientes, os varejistas podem aumentar cerca de 10% a 15% na receita.

 

O futuro da inteligência artificial no varejo

A pandemia acelerou a transformação digital do varejo. De acordo com o estudo da KPMG, “Thriving in an AI World, a IA surgiu com essa aceleração, criando empolgação e, ao mesmo tempo, levantando algumas preocupações.   

Para a pesquisa, feita com 950 tomadores de decisão de negócios, cerca de metade (53%) dos líderes empresariais do varejo disseram que a pandemia de COVID-19 aumentou seu ritmo de adoção nas empresas, e 49% acreditam que a adoção da IA ​​está se movendo mais rápido do que deveria em seu setor.

A preocupação com a velocidade de adoção da inteligência artificial no varejo levanta um alerta para as empresas. Pois, para  garantir processos e controles adequados, são necessários treinamentos para a utilização da IA.

Entre as preocupações dos líderes empresariais, estão as violações de segurança cibernética (47%) e possível viés de IA (45%). Cerca de 78% disseram que sua empresa possui um código de ética de IA, um aumento de 34 pontos percentuais em comparação com o relatório do ano passado. 

 

Benefícios da IA na omnicanalidade do varejo 

Conforme vimos no texto, há diversas aplicações da inteligência artificial no varejo. Com apoio da inovação tecnológica, o varejo pode construir a jornada do cliente perfeita. Isto é, soluções com IA podem fornecer um processo de compra coeso em vários canais, como plataformas online, aplicativos móveis e lojas físicas. 

Ao aproveitar os algoritmos de IA, os varejistas podem garantir consistência nas informações sobre produtos, preços, promoções e recomendações personalizadas, independentemente do canal que os clientes escolherem. Isso cria uma experiência unificada e sem atrito para os clientes, independentemente de onde eles iniciam a jornada de compra.

Dados da McKinsey mostram que, quando a experiência de compra é altamente personalizada, há 110% mais chances de os clientes adicionarem itens extras às suas cestas e 40% mais chances de gastarem mais do que planejaram.

Em resumo, combinar IA e uma experiência omnicanal no varejo oferece benefícios como jornadas perfeitas do cliente, personalização aprimorada, gerenciamento de estoque inteligente, atendimento rápido de pedidos e informações valiosas sobre o comportamento do cliente. 

 

Desafios na adoção da inteligência artificial no varejo

Em um mundo altamente tecnológico, onde inovações surgem a todo instante, a humanização vai ser cada vez mais valorizada, não por acaso ela é um dos pilares do varejo 5.0, apresentados em nosso e-book Varejo 5.0: como as empresas estão inovando para se adaptar às novas demandas dos consumidores.

O grande desafio é como usar as inovações geradas pela inteligência artificial no varejo para melhorar a experiência dos clientes, mas ao mesmo tempo não tornar seu negócio dependente delas.

É preciso ter equilíbrio e saber priorizar as pessoas no centro do negócio. Por isso, nessa revolução, precisamos entender exatamente onde está o fator humano e mantê-lo sob vigilância. 

Quer entender como é possível realizar a transformação digital do seu varejo, mas ao mesmo tempo resgatar o human-to-human commerce?

Banner com CTA para acessar o material rico: "Descubra os impactos da digitalização da força de vendas no varejo".

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.