Inovação
Publicado: 17 de Março de 2022 - Atualizado em: 18 de Setembro de 2023

Market Network: qual o seu impacto no relacionamento com o cliente?

Mão humana faz leitura no smartphone

As redes sociais e os marketplaces já fazem parte da rotina de quem navega na internet. Agora imagina reunir o melhor desses dois canais? É exatamente esse o conceito do market network! O principal objetivo dessa inovação é proporcionar uma interação mais direta entre marca e consumidor, tornando o contato mais ágil e efetivo.

Na prática, o market network possibilita conexão de clientes e produtos e serviços em um só ambiente. As vantagens desse modelo são inúmeras, principalmente em termos de comunicação e processos fáceis para empresa e consumidor.

Além disso, também é uma forma de garantir um contato mais próximo ao cliente e, como consequência, fortalecer o relacionamento do público com a empresa.

Como surgiu o market network

O conceito de market network foi criado James Currier, um investidor da área de tecnologia que acredita que o futuro do relacionamento das marcas e pessoas será por meio de plataformas que possibilitem uma conexão com mais proximidade e mais calor humano. O modelo ainda é incipiente no Brasil, mas nos Estados Unidos a tendência já está consolidada.

O principal “ponto de virada” de um market network, em relação a forma habitual de se conectar ao cliente, está em como produtos e serviços são vendidos. No lugar de um canal de comunicação unilateral, os consumidores podem opinar, avaliar e fazer indicações.

Por isso o conceito traz “network” porque assegura as trocas básicas das redes sociais. Assim, a jornada de venda se torna mais interessante para os clientes e pós-venda será baseado em relacionamento.

0_n_FxAmMTPdRpiNQ6-1

Exemplos de Maket Network

A HoneyBook é um exemplo americano de Market Network. A empresa oferece a possibilidade de diferentes tipos de negócio conseguirem divulgar seu trabalho e gerenciar as transações em um só lugar por meio de uma plataforma. O resultado foi a ampliação da presença de mercado de empresas que vão de eventos a varejo.

Já no Brasil, a Archademy criou o primeiro market network do país, com uma plataforma em que arquitetos, decoradores e designer de interiores mostram seus respectivos trabalhos e interagem com consumidores. A solução possibilitou um relacionamento perene com os consumidores, uma vez que negócios de arquitetura tem recorrência baixa.

É possível implementar o conceito “market network” de forma simplificada?

Em linhas gerais, todo market network é, em partes, uma plataforma SaaS (Software as a Service), isso significa uma solução que oferece aos usuários ferramentas específicas para negociar, colaborar e gerenciar conteúdo, resultados de vendas e engajamento, além de orçamento.

Uma plataforma SaaS como a plataforma da Bornlogic tem uma vantagem sobre as vendas online habituais porque a solução incentiva uma conexão de longo prazo e mais significativa que uma simples transação tradicional. É a vida real no online: pessoas se conectando a pessoas.

Dessa forma, as marcas criam mais autoridade, geram mais receita e os clientes aproveitam um ecossistema bem estruturado para atender às necessidades de compra.

E aí, já pensou no futuro hoje? Porque ele está acontecendo agora!

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.