Varejo
Publicado: 25 de Maio de 2023 - Atualizado em: 18 de Setembro de 2023

Marketing de conteúdo no varejo: a força de vendas nas redes sociais

Marketing de conteúdo no varejo a força de vendas nas redes sociais

O ambiente digital e as estratégias de conteúdo aplicadas a ele estão se tornando cada vez mais importantes para as empresas que desejam ter mais visibilidade entre os consumidores. Com isso, entender como vender mais usando o marketing de conteúdo nas redes sociais é imprescindível para que sua marca se destaque frente aos concorrentes.

Após a pandemia de Covid-19, momento no qual as pessoas precisaram se afastar fisicamente, o relacionamento pessoal e comercial através do digital - principalmente nas redes sociais - teve um boom: de acordo com o estudo Digital 22: july global statshot report, 71,6% dos usuários de redes sociais no Brasil afirmam que fazem uma pesquisa online antes de comprar um produto ou serviço, o que coloca o país no topo do ranking global.

É justamente por isso que resgatar o fator humano está se tornando cada vez mais importante: um estudo da Salesforce mostrou que 84% dos consumidores estão mais inclinados a comprar de um representante de vendas que, de fato, entende os seus consumidores e tem empatia. 

Mas, como conseguir produzir conteúdo que conecte seus produtos e serviços ao consumidor local quando sua marca tem unidades espalhadas pelo Brasil inteiro (um país com dimensões continentais)? E mais: como atuar com os representantes de vendas de maneira omnichannel para aumentar as vendas enquanto isso é feito? 

A resposta para essas perguntas é simples: ao digitalizar a força de vendas de cada unidade física do seu negócio, é possível usar o marketing de conteúdo para como estratégia para criar uma conexão genuína com os consumidores locais, tudo isso através das redes sociais.

Continue lendo para entender melhor! Neste conteúdo você vai ver: 

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação, distribuição e promoção de conteúdo relevante e valioso para atrair, engajar e reter um público-alvo específico. Ele se baseia na ideia de fornecer informações úteis, educativas ou inspiradoras, em vez de simplesmente promover produtos ou serviços.

O poder do marketing de conteúdo nas redes sociais para alavancar vendas no varejo

As estratégias de marketing de conteúdo aplicadas nas redes sociais têm se mostrado uma poderosa ferramenta para alavancar as vendas no varejo. Ao criar e compartilhar conteúdo relevante e envolvente, as empresas podem aproveitar o alcance e o potencial de compartilhamento das redes sociais para atrair a atenção do público-alvo e direcioná-lo ao processo de compra.

Através de postagens estratégicas, como dicas úteis, tutoriais, depoimentos de clientes satisfeitos e promoções exclusivas, as marcas podem despertar o interesse, gerar engajamento e aumentar a visibilidade do seu negócio. Além disso, através da produção de conteúdo nas redes sociais, é possível estabelecer um relacionamento mais próximo com seus seguidores, respondendo a dúvidas, oferecendo suporte e construindo confiança.

E onde fica o fator humano dentro dessa estratégia?

Uma das chaves para o sucesso do marketing de conteúdo é a segmentação efetiva do público-alvo, entendendo seus interesses, necessidades e desafios específicos. Isso permite que as empresas criem conteúdo direcionado e personalizado, aumentando a relevância e a conexão emocional com seus clientes em potencial.

O problema é: com a ascensão do digital, o fator humano começou a ser deixado de lado. 

É aí que começam a surgir novas vertentes nas estratégias de marketing digital - o institucional normalmente feito com excelência pelas empresas começa a dividir espaço com estratégias de Social Selling, Micro-influenciadores e Human-To-Human Marketing

Todas elas com objetivo de aproximar as marcas dos consumidores por meio de seres humanos que começam a representar essas empresas. 

A importância do marketing de conteúdo dentro da estratégia de Social Selling

A estratégia de Social Selling é direcionada para os profissionais de vendas que desejam utilizar as redes sociais para construir relacionamentos com os clientes em potencial e, eventualmente, fechar negócios através da produção de conteúdo relevante. 

Mas, essa estratégia pode ir além, afinal, ela também tem grande potencial de apoiar o omnichannel. Os vendedores das unidades físicas, que estão espalhadas pelo Brasil, começam a produzir conteúdo falando sobre os produtos que já estão sendo procurados pelos consumidores e oferecem duas opções: comprar pelo e-commerce ou ir à loja física para que aquele vendedor no anúncio apresente o produto pessoalmente.

💡 Quer saber tudo sobre Social Selling e como aplicar essa estratégia no seu varejo? Baixe nosso Guia Completo sobre o assunto

O papel da força de vendas nas redes sociais

O Human-To-Human marketing é uma estratégia de marketing que, como o próprio nome já diz, é feita por pessoas, para pessoas. Afinal, as pessoas desejam realmente serem vistas e fazerem parte de algo. 

Não é atoa que personalização é palavra-chave para garantir a melhor abertura entre clientes e empresas. Um dado da KO Marketing mostrou que 70% das empresas que usam personalização conseguiram ver um aumento de 200% no ROI da companhia

Mas isso, nem sempre, é feito por empresas de grande porte - que têm lojas físicas espalhadas em território nacional e/ou e-commerce que atende todo o Brasil. 

O time de marketing das matrizes, ou mesmo nas agências, não consegue produzir conteúdo personalizado e voltado para o público local, pelos menos não no nível de granularidade que o novo consumidor pós-pandemia deseja.  Normalmente a operação é feita a nível nacional, sem levar em conta as diferenças e particularidades de cada região. 

É aí que entra o papel da força de vendas produzindo conteúdo nas redes sociais dessas empresas: estratégias como o Social Selling e o marketing de influência, que são baseadas no human-to-human, começam a serem aplicadas pelo time das lojas para aumentar a força da produção de conteúdo autoral, sazonal, local, personalizado, autêntico, criativo e omnichannel.

Vendedores como micro-influenciadores do varejo

Você sabia que 50% dos Millennials acreditam no que os influenciadores falam, enquanto essa porcentagem cai para 38% quando falamos de celebridades. Isso é o que mostra um dado divulgado pela HubSpot. 

Além disso, o HubSpot também mostra, nessa mesma pesquisa, que os  micro-influenciadores também geram 60% mais engajamento do que os macro-influenciadores - aqueles com mais de 100 mil seguidores. 

Aqui na Bornlogic também já mostramos que os conteúdos produzidos pela força de vendas tem 4x mais engajamento do que as campanhas institucionais das empresas. 

Então, por que não unir as duas estratégias?

Os vendedores da sua loja podem se transformar em micro-influenciadores regionais que divulgam sua marca e seus produtos para os consumidores locais. Isso melhora seu engajamento total e o alcance regional da sua marca, aumentando, consequentemente, as suas vendas. 

De acordo com um relatório da Bambu by Sprout Social, os funcionários das empresas têm 8 vezes mais alcance do que as próprias marcas em suas postagens nas redes sociais.

Confira nosso btalks #2 que teve como tema O poder dos micro influenciadores no mercado de saúde, beleza e bem-estar:

 

Como funciona o marketing de conteúdo produzido pela força de vendas?

Sabe quem é a única pessoa que, de fato, entende os produtos que sua marca vende e as particularidades da região em que sua loja está inserida? O vendedor! 

É por isso que colocar essa pessoa para produzir conteúdo para sua loja local é essencial para aumentar a personalização e conectar o que está sendo dito com o que mais faz sentido para aquele público local. 

Um estudo da Social Media Today mostrou que 77% dos compradores preferem comprar de marcas cujos vendedores usam as redes sociais para promover seus produtos ou serviços.

As estações climáticas

No mês de julho, muitos estados do Brasil estão em pleno inverno e, por isso, faz sentido para as lojas do sul do país criar conteúdo para aumentar as vendas de aquecedor, mas esse mesmo conteúdo não faz sentido para as cidades do nordeste, por exemplo, mesmo quando falamos do mesmo período (mês de julho). 

Como cada vendedor sabe, até mesmo quando é o momento certo de começar a falar disso, faz mais sentido deixar essa comunicação direcionada nas mãos do time de vendas. 

Os eventos locais e sazonais

O conteúdo produzido pela força de vendas pode levar em consideração eventos muito falados na região, que podem estar movimentando o público local e atraindo mais interações. Como, por exemplo, o show de algum artista famoso,a visita de um espetáculo à cidade ou datas sazonais regionais. 

O estoque das lojas físicas

O que está em estoque na loja X pode já ter esgotado na loja Y, mesmo entre as lojas de uma mesma cidade. Por isso, quando o time institucional divulga um produto em alguns momentos isso pode causar um ruído para a marca - já que clientes podem ir ao site ou às lojas e encontrar aquele produto esgotado. 

Colocar a comunicação direcionada ao estoque local pode ajudar a diminuir esse tipo de ruído. O time da matriz pode fazer o direcionamento para a loja e, caso não faça sentido para aquela região, os vendedores retornam avisando isso à matriz. 

Venda mais com o storytelling digital dos seus vendedores nas redes sociais

Já imaginou, se como uma única solução omnichannel, sua marca conseguisse aplicar todas as estratégias de marketing de conteúdo que elencamos neste texto? Pois saiba que isso é possível! 

Nossa plataforma incentiva vendedores, franqueados e promotores a criar vídeos 

e anúncios nas redes sociais da sua empresa de forma simples e escalável. Tudo isso segmentado para seus públicos locais, ou seja, próximos de cada unidade de negócio.

Quer entender mais como essas estratégias podem aumentar suas vendas? 

CTA para case polishop

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.