Social Selling
Publicado: 31 de Agosto de 2023 - Atualizado em: 6 de Setembro de 2023

Como a Bornlogic ajuda o varejo com o marketing descentralizado

Mulher jovem em frente ao notebook com imagem em destaque do mapa do Brasil com vários stories de vendedores

Uma abordagem inovadora para marketing tem ganhado destaque no cenário empresarial: o marketing descentralizado

Essa estratégia, baseada na distribuição de responsabilidades e tomadas de decisão em várias partes da organização, tem se mostrado eficaz para alcançar resultados e se adaptar a um mundo cada vez mais conectado e dinâmico.

Por exemplo, imagine um grande varejista que vende nacionalmente fazendo uma ação de marketing para vender aquecedor. Na região nordeste esse tipo de produto não terá aderência pois lá faz calor praticamente o ano todo... 

É por isso, que ter uma estratégia de marketing descentralizado - dando independência para que os vendedores de cada loja criem os anúncios mais pertinentes ao público local - é essencial para o sucesso de uma empresa.

A seguir, vamos explicar mais sobre o marketing descentralizado e como a solução da Bornlogic ajuda os maiores varejistas do país descentralizando as estratégias de marketing e empoderando os vendedores das lojas físicas.

  • Como funciona o marketing descentralizado
  • Vantagens da descentralização do marketing 
    • Personalização do conteúdo
    • Resposta rápida às mudanças de mercado
    • Anúncios geolocalizados
  • Desafios do marketing descentralizado
  • Como a Bornlogic ajuda o varejo a descentralizar o seu marketing

Como funciona o marketing descentralizado

Seguindo diretrizes gerais, o marketing descentralizado permite uma resposta ágil às mudanças do mercado e à exploração de oportunidades de forma mais rápida e eficiente.

No marketing tradicional de varejistas, a matriz ou uma agência produz todas as peças de comunicação — desde folhetos até posts em redes sociais — e as lojas apenas reproduzem esse material.

No modelo descentralizado, as lojas passam a ser ativas nessa produção, criando seus próprios anúncios e unindo forças com o marketing corporativo. Com as ferramentas certas, é possível cada loja fazer seu próprio marketing.

De acordo com a Pesquisa Omnicanalidade no Brasil, realizada pela Bornlogic em parceria com o Opinion Box,  46% dos consumidores entrevistados se sentiriam mais confiantes em comprar um produto online se estivessem vendo um vendedor de uma loja física anunciando este produto/serviço nas redes sociais da marca.

Isso confirma a importância de ter uma boa presença online. Pois, se cada loja tiver autonomia para criar anúncios que conectam mais com o público local, mais próximo fica o relacionamento, e com melhores chances de cativar o cliente.

Vantagens da descentralização do marketing

A descentralização capacita as equipes locais a serem criativas e inovadoras em suas estratégias de marketing. Elas podem desenvolver ideias únicas e cativantes que se conectam de forma mais eficaz com a comunidade local.

Um exemplo bastante interessante é o do Magazine Luiza e o sucesso do projeto “Magalocal”, a comunidade de vendedores da marca que utilizam a solução Bornlogic. Com ajuda do nosso Aplicativo, a força de vendas cria conteúdos e anúncios geolocalizados para atrair os clientes às lojas ou demais canais de venda.

Veja como funciona a estratégia da Magazine Luiza, principalmente para a Black Friday:

 

Confira outros benefícios da descentralização do marketing:

Personalização do conteúdo

Na era digital, mais do que flyers e folhetos distribuídos no ponto físico, é preciso atrair os clientes no mundo online para irem até a loja realizar a compra. Com cada unidade tendo sua própria página nas redes sociais, elas podem produzir conteúdo específico para quem passa por aquele local todos os dias, entregando anúncios cada vez mais personalizados no feed dos consumidores, aumentando o potencial de vendas.

Resposta rápida às mudanças de mercado

Se uma loja quiser anunciar aquecedores por causa de uma massa de ar frio que chegou de repente na região, precisa acionar a única equipe do marketing corporativo, que vai colocar essa demanda em uma lista com várias outras prioridades. 

Quando a equipe conseguir entregar as peças que a loja solicitou, o frio já passou, e a oportunidade de vender mais aquecedores, também. Com o marketing descentralizado, assim que perceber uma oportunidade única, a loja pode agir sobre ela.

Anúncios geolocalizados

A descentralização permite adaptações específicas à cultura e ao idioma local. Isso é particularmente relevante em países ou regiões com diversidade linguística e cultural como o Brasil.

Com ferramentas como a da Bornlogic, a força de vendas produz anúncios geolocalizados de acordo com o estoque local. Com uma estratégia omnichannel, varejistas usam o know how da última milha para conectar-se com o cliente próximo à cada unidade de negócio.

Como a Bornlogic ajuda o varejo a descentralizar o seu marketing

A Bornlogic oferece uma solução que empodera a força de vendas a conquistar consumidores de maneira online e descentralizada. Através da nossa Plataforma Omnichannel, a matriz e os vendedores podem criar seus próprios anúncios direcionados a atrair os clientes até as lojas. 

A plataforma garante total gerenciamento de todos os conteúdos, insights e o Aplicativo dá autonomia para as lojas - tornando o projeto extremamente escalável e sustentável. Tudo isso por meio de:  

Painel administrativo

É ele quem garante uma gestão centralizada de campanhas locais e da estratégia de Social Selling criada pela força de vendas lá na ponta. Isso acontece por meio da curadoria de conteúdo e distribuição de investimentos em anúncios nas redes sociais.

💡 Quer saber tudo sobre Social Selling e como aplicar essa estratégia no seu varejo? Baixe nosso Guia Completo sobre o assunto! 

Usando o painel administrativo da Bornlogic, seu varejo consegue:

  • Garantir a eficiência na gestão de vendas: os dados dos anúncios e da criação de conteúdo mostram o que é mais anunciado e direcionam as próximas criações;

  • Planejamento descomplicado: o painel fornece um canal de comunicação direto com os vendedores para o direcionamento das próximas campanhas;

  • Governança do uso da marca: o time da ponta conhece o público local, produz conteúdo contextualizado e a matriz se encarrega da aprovação, se necessário;

  • Tomar decisões inteligentes e data-driven: seu time analisa o desempenho dos anúncios através da dashboard e aprende com os resultados.

Aplicativo 

Com o Aplicativo, a força de vendas produz anúncios geolocalizados de maneira autoral, sazonal, personalizada, criativa, autêntica e totalmente omnicanal. Dessa forma, conseguem:

  • Criar conexões locais: a força de vendas conhece o público regional e sabe o que é popular no momento, por isso, cria, através do aplicativo, campanhas para gerar engajamento e conexão com o público local;
  • Personalizar a jornada de compra: os anúncios são feitos com objetivos omnichannel - o cliente compra onde for melhor para ele e você vende mais;

  • Proporcionar praticidade e agilidade: nossa parceria com Meta e TikTok permite que a força de vendas crie um anúncio e coloque ele no ar em até 40 segundos.

Em suma, a Bornlogic apresenta uma plataforma que revoluciona a forma como o varejo aborda o marketing descentralizado. Capacitamos as equipes das lojas a criar anúncios eficazes, oferecendo insights valiosos e garantindo a conformidade com as diretrizes estabelecidas. Tudo isso resulta em uma estratégia de marketing mais dinâmica e eficiente.

Quer saber mais sobre a nossa solução? Fale com um de nossos especialistas!

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.