Inovação
Publicado: 17 de Março de 2022 - Atualizado em: 18 de Setembro de 2023

Marketing Digital + BI: poderosa combinação

tela de um dashboard com vários gráficos e dados

O Marketing Digital é uma área que tem crescido bastante nos últimos anos devido ao maior uso das Redes Sociais para veiculação de campanhas com diferentes objetivos: conhecimento de marca, vendas de produtos, etc. As redes sociais possibilitam campanhas segmentadas (idade, sexo, região, interesses) que tem uma eficácia muito maior que campanhas mostradas nas mídias tradicionais (TV, rádios, jornais, outdoors).

Uma pesquisa¹ interessante feita pela DMA, empresa britânica que fornece diversos serviços de marketing digital, mostra que apenas “48% dos profissionais de marketing digital concordam que obtém algum retorno sobre o investimento em mídias sociais”. Assim, é de suma importância que os dados que as mídias sociais fornecem sejam usados para que os potenciais benefícios dessas campanhas sejam realmente aproveitados e os resultados sejam otimizados.

O conjunto de dados em si não garante os resultados prometidos, mas a transformação desses dados em informação alinhados aos objetivos estratégicos das campanhas e ao conhecimento do mercado facilita muito o caminho para a satisfação ou superação das expectativas. É muito bom saber que é possível montar um funil com as etapas precedentes à conversão (objetivo da campanha) com as métricas e custos envolvidos em cada etapa da jornada do usuário. Dessa forma, fica mais fácil identificar possíveis problemas que surjam ao longo dessa jornada e corrigi-los. Além disso, é importante ter benchmarks para as métricas que serão avaliadas e ter um acompanhamento periódico dos indicadores.

Existe um funil padrão que pode ter outras etapas acrescidas pelos usuários. O funil padrão é: Investimento > Impressões > Cliques > Conversão. A Bornlogic oferece relatórios em Tableau que estão integrados ao Google e Facebook que são atualizados de forma automática em D-1 e mostra esse funil segmentado em diferentes visões: temporal, regional, sexo + idade. Abaixo um exemplo de relatório oferecido aos nossos clientes:

tela de um dashboard com vários gráficos e dados
Obs: os números mostrados no painel são fictícios e tem o propósito meramente ilustrativo.

O painel acima mostra o funil de conversão acumulado (coluna da esquerda), calendário com os principais indicadores do funil (1o gráfico da direita) e a distribuição das etapas do funil de conversão segmentados pelo canal de mídia (2o gráfico da direita). É fundamental que ocorra o acompanhamento constante dos indicadores de forma que os dados possam contar uma história.

Essas e outras visualizações aliadas a uma boa interpretação dos dados propicia uma poderosa ferramenta e um diferencial em relação à concorrência. Sempre é bom frisar que os números em si não são trazem nenhum benefício, mas a informação produzida permite um diagnóstico adequado e identificação de novas oportunidades.

1- https://www.smartinsights.com/social-media-marketing/social-media-analytics/social-media-marketing-actually-generate-roi/

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.