Skip to content

Varejo

Retail Media: o tsunâmi mundial chega ao Brasil

17 Janeiro 2023 por Bornlogic

No início de 2022, o mundo descobriu um movimento tectônico no varejo: a Amazon reportou que faturou 31.2 bilhões de dólares com receita de anúncios patrocinados por marcas. Com isso, tornou-se a 3a maior plataforma de mídia dos EUA, perdendo apenas para Facebook e Google.

Os dados dos varejistas são tão eficientes para definir a intenção de compra dos consumidores que a Amazon já ultrapassou o Google como site de maior pesquisa de produtos dos EUA. Isso deu à companhia o status de uma das maiores empresas de mídia do planeta.

Bem-vindo à era do RETAIL MEDIA! 

Retail Media é o serviço oferecido pelo varejista, de exibição de anúncios patrocinados por marcas, em espaços publicitários físicos e digitais, utilizando dados de compra dos consumidores.

Nesse contexto, eles não só utilizam espaços próprios como

  • e-commerce,
  • aplicativo,
  • telas de LED nas lojas,
  • caixas de entrega;

mas também conseguem utilizar os dados de consumidores - por meio do First Party Data -  para comprar espaço publicitário segmentado em outras Ad Networks, como Facebook e Google. Tudo isso com alto grau de conhecimento comercial sobre consumidores e produtos das marcas, o famoso know-how da última milha. 

O varejo passa constantemente por momentos de inovação. Desde a invenção de carrinhos de compra até o e-commerce, vemos o segmento evoluindo cada vez mais rápido. Agora, os players entram no mundo bilionário de mídia patrocinada onde somente figuravam as big techs.

O mundo mudou:  Amazon e Alibaba já ditaram a direção de retailtechs desta década. 

Dado o crescimento acelerado e a margem, estima-se que já em 2021 o Retail Media na Amazon tenha sido um business com mais lucro do que a própria AWS - que por muito tempo foi a galinha dos ovos de ouro da marca - com 18 bilhões de dólares de faturamento.

O varejo mundial está se posicionando rapidamente para aproveitar esta onda. Em 2021,

  • O Alibaba também reportou volume de Ad Revenues similares à Amazon, com 31.5 bilhões de dólares;
  • O Walmart faturou 2 bilhões de dólares;
  • A Target faturou 1 bilhão de dólares.

Aqui no Brasil vemos uma movimentação bastante grande dos big players Americanas, Carrefour, Raia Drogasil, Via e Magalu criando unidades de negócios de mídia patrocinada.

Esta nova onda de Retail Media é uma das grandes apostas da Bornlogic a partir de 2023. Nós estamos desenvolvendo tecnologia para transformar o varejo em empresas de Retail Media. 

Nossa plataforma conecta o varejo com a indústria e funciona como uma luva para que varejistas obtenham mais verba para mídia patrocinada e gere mais receita tanto para sua operação quanto para a própria marca.

Na Black Friday, utilizamos nossa plataforma para rodar as primeiras grandes campanhas criando um modelo de negócios de Retail Media para nossos varejistas.

A plataforma da Bornlogic permite aos players do varejo criar e veicular campanhas nas redes sociais, nas quais vendedores criam vídeos e anúncios patrocinados falando especificamente sobre os produtos da marca anunciante. Tudo isso para aumentar o sell-out dos produtos nos PDVs.

A tecnologia de Retail Media vai mudar completamente o relacionamento comercial do varejo com a indústria e a estimativa é que este mercado chegue a 300 bilhões de dólares até 2025.

Chegamos a 2023: um ano que vai sacudir o varejo! Todos preparados? 

Espalhe a notícia