Varejo
Publicado: 25 de Maio de 2023 - Atualizado em: 18 de Setembro de 2023

Retail media local: como a Bornlogic conecta varejo e indústria

Retail media local como a Bornlogic conecta varejo e indústria neste contexto

O Retail Media já tem sido considerado uma revolução nas estratégias de marketing. Segundo o Report sobre Retail Media da Oliver, quase 12% dos especialistas em brand marketing da América Latina e dos EUA escolheram o Retail Media como um dos canais mais eficazes para se investir nos próximos 18 meses. Pensando nisso, a Bornlogic desenvolveu uma solução que pode unir a expertise e os dados do varejo nas redes sociais com a verba da indústria: o Retail Media Local. 

Neste artigo, vamos falar mais sobre Retail Media, o por quê essa estratégia é relevante e como funciona a solução da Bornlogic neste contexto. O que você vai ver:

O que é Retail Media?

No início de 2022, o mundo descobriu um movimento tectônico no varejo: a Amazon reportou que faturou 31.2 bilhões de dólares com receita de anúncios patrocinados por marcas. Com isso, tornou-se a 3ª maior plataforma de mídia dos EUA, perdendo apenas para Facebook e Google.

Os dados dos varejistas são tão eficientes para definir a intenção de compra dos consumidores, que a Amazon já ultrapassou o Google como site de maior pesquisa de produtos dos EUA. Isso deu à companhia o status de uma das maiores empresas de mídia do planeta.

E como a Amazon fez isso? Com Retail Media. Um serviço oferecido por varejistas, para exibição de anúncios patrocinados por marcas, em espaços publicitários físicos e digitais, utilizando dados de compra dos consumidores.

Nesse contexto, eles não só utilizam espaços próprios como:

  • E-commerce,
  • Aplicativo,
  • Telas de led nas lojas,
  • Caixas de entrega;

Dado o crescimento acelerado e a margem, estima-se que já em 2021 o Retail Media na Amazon tenha sido um business com mais lucro do que a própria AWS - que por muito tempo foi a galinha dos ovos de ouro da marca - com 18 bilhões de dólares de faturamento.

Aqui no Brasil vemos uma movimentação bastante grande dos big players Americanas, Carrefour, Raia Drogasil e Magalu criando unidades de negócios de mídia patrocinada.

A tecnologia de Retail Media deve mudar completamente o relacionamento comercial do varejo com a indústria. Segundo pesquisas do IAB Brasil, o investimento de retail media nos marketplaces do País deve crescer 550% até o final do ano, com chances de atingir uma receita de R$ 2,6 bilhões. 

Quais os benefícios da estratégia de Retail Media?

Com estratégia, tecnologia e criatividade, indústrias de diversos setores entenderam nesses canais (varejo) possibilidades de alavancar suas vendas. Entenda quais os benefícios para cada um:

Para o varejo

O varejista usa seu know-how do consumidor local para produção de conteúdo, monetizando-o. Dessa maneira, consegue obter dados de acordo com o investimento feito nos anúncios e compartilhar tudo isso com a indústria.

Para a indústria

A indústria, por sua vez, obtém dados que vão embasar sua estratégia de marca, como por exemplo: região, formato, produto x público, etc, possibilitando investimento em campanhas mais assertivas nas redes sociais dos varejistas.

💡 Quer entender melhor como varejo e indústria podem se beneficiar das estratégias de Retail Media? Baixe nosso e-book gratuito sobre o assunto

Retail Media Local

Esta nova onda de Retail Media é uma das grandes apostas da Bornlogic. Desenvolvemos uma tecnologia para transformar o varejo, Retail Media Local. 

Nossa plataforma conecta o varejo com a indústria e funciona como uma luva para que varejistas obtenham mais verba para mídia patrocinada e gere mais receita tanto para sua operação quanto para a própria marca.

A plataforma da Bornlogic permite aos players do varejo criar e veicular campanhas nas redes sociais, nas quais vendedores criam vídeos e anúncios patrocinados falando especificamente sobre os produtos da marca anunciante. Tudo isso para aumentar o sell-out dos produtos nos PDVs.

Como a Bornlogic introduz esse serviço no mercado brasileiro? 

Nós, da Bornlogic, vimos toda a convergência do varejo nos últimos anos: 

  • Vendedores indo pro digital; 
  • Cadeias logísticas evoluindo, com grandes centro de distribuição; 
  •  Lojas enviando produtos de maneira local direto para a casa do consumidor; 
  • Consumidores se familiarizando com jornadas omnichannel. 

O Retail Media é quase uma simbiose entre fabricantes de produtos e marcas que vendem estes produtos. Mas para ser genuína e trazer resultado, essa simbiose precisa ser local, com anúncios feitos por vendedores que têm contato com o consumidor. 

No nosso caso, fazemos isso com vendedores direto da loja falando de produtos e serviços em seus vídeos e veiculando em Meta (Instagram e Facebook) e TikTok. Os conteúdos serão exibidos para quem mora perto daquele ponto de venda através da segmentação dos anúncios. 

💡Quer saber como aplicar essa estratégia nos pontos de venda usando Retail Media? Veja como a Centauro ultrapassou em 531% sua meta na Black Friday 2022 com apoio da solução da Bornlogic.

Por que o conteúdo do vendedor funciona? 

A resposta é simples: traz autenticidade e humanização da marca. 

Foi pensando nisso que marcas como Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia (Via), Carrefour, Panvel, entre outras, apostaram no empoderamento digital do vendedor e garantiram presença online de todas as suas unidades (com o suporte da Bornlogic em suas estratégias). 

Com a nossa soluções, varejistas conseguem colocar equipe de vendas como protagonistas, no qual cada loja das marcas se comunica diretamente com o consumidor por meio de páginas locais nas redes sociais e anúncios regionalizados. 

Assim, a equipe da loja produz conteúdo criativo e fala na língua do cliente da região, produzindo materiais dinâmicos, como vídeos, para aumentar o alcance, engajamento e, consequentemente, as vendas! Tudo isso com um time de suporte próximo a quem usa a solução no dia a dia.

Além disso, o varejista consegue entregar material para que sua força de vendas estude sobre os a indústria. Dessa forma, os vendedores passam a ser embaixadores da marca ao divulgar os produtos através de conteúdo que tem maior potencial de viralizar. 

Conheça a plataforma de Retail Media da Bornlogic

A solução da Bornlogic conta com um painel que fornece dados para o varejista (que já usa o serviço da Bornlogic). Por meio desses dados, é possível identificar oportunidades em Retail Media Local. 

  1. O varejo se conecta com o anunciante (indústria); 
  2. O qual, por sua vez, consegue ter acesso às campanhas e anúncios de maior sucesso de seus produtos no varejistas. 

A partir desse reconhecimento, ele pode

  • Comprar campanha cooperada;
  • Entender quais formatos de campanha vendem mais;
  • Comprar os criativos de varejistas;
  • Compreender a intenção de vendas. 

Nossa plataforma fornece os dados dos resultados de vendas de acordo com o investimento feito em anúncios dos produtos de uma determinada marca, bem como resultados de engajamento e retorno sobre o investimento.

Trata-se de um acordo ganha-ganha em função do aumento das vendas para o varejo e a possibilidade de embasar a estratégia em dados que a indústria, normalmente, não teria para anunciar.

Quer saber mais sobre a solução de Retail Media Local da Bornlogic?Banner com CTA para acessar a LP da solução da Bornlogic.

 

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.