Inovação
Publicado: 8 de Março de 2023 - Atualizado em: 18 de Setembro de 2023

Solução Bornlogic: a transformação digital da força de vendas

pessoa usando um computador e um celular que mostram a solução Bornlogic.

A Bornlogic é uma retailtech que tem impulsionado a transformação digital da força de vendas dos maiores varejistas do país como por exemplo, Carrefour, Magalu, Via Varejo, Renner, C&A, Panvel, Americanas, MRV, Grupo Pão de Açúcar, Arezzo e muitos outros. 

Nossa solução ajuda a digitalizar a força de vendas, incentivando vendedores e promotores a criarem conteúdo humanizado nas redes sociais das marcas. Dessa forma, as organizações conseguem desenvolver um relacionamento próximo com possíveis clientes locais e, como resultado, geram mais vendas. 

Nesse conteúdo vamos explicar como a solução Bornlogic promove a transformação digital e ao mesmo tempo recupera o fator humano das negociações nas redes sociais. O que você vai ver:

O impacto da transformação digital da força de vendas na experiência omnichannel

É fato que o investimento em tecnologia para aumentar as vendas é uma realidade para empresas do varejo - raras são as que não possuem um site estruturado para vender os seus produtos ou, no mínimo, estão cadastradas em um market place. Por isso, integrar o que é feito online e offline é tão importante, além de garantir uma experiência omnichannel.

Para que isso aconteça, a força de vendas precisa estar disponível tanto na ponta - atendendo nas lojas físicas - quanto de maneira digital, divulgando os produtos e se colocando disponível para atendimento por esse canal. Esse, então, se torna o pontapé inicial para o início de uma transformação digital do time de vendas.

Através da digitalização da força de vendas, o time das lojas começa a usar as redes sociais para se conectar e construir relacionamentos com os clientes - o que aumenta a visibilidade da marca, o engajamento dos clientes e, por consequência, aumenta as vendas. Chamamos essa estratégia de Social Selling.

Ela também permite que o consumidor esteja conectado com o mesmo vendedor em todos os pontos de contato. Lembra da jornada que citamos anteriormente? Nessa realidade, o consumidor teria contato com uma “pessoa” (o vendedor) ao ser impactado pelo produto e conseguiria chamá-lo para sanar suas dúvidas, por exemplo. 

💡 Quer saber tudo sobre Social Selling e como aplicar essa estratégia no seu varejo? Baixe nosso Guia Completo sobre o assunto

Mas, como acelerar essa transformação digital no varejo?

Bom, nesse momento, você já deve estar pensando:  “Então, se eu tenho X números de lojas, eu teria que criar uma página para cada, montar a estratégia de anúncios e instruir cada um dos vendedores na produção de conteúdo?”  

Parece (e é) um trabalho muito complexo para o time de marketing da matriz executar sem apoio. Por isso, a tecnologia no varejo entra como um meio para auxiliar esse processo de transformação digital.  

Para que essa estratégia funcione é indispensável ter uma ferramenta que: 

  • Facilite o processo de criação de conteúdo dos vendedores;
  • Aumente a proximidade entre matriz e lojas;
  • De autonomia para que a loja física tenha sua página local e produza seu próprio conteúdo, descentralizando as estratégias de marketing;
  • Permita a governança em relação aos conteúdos;
  • Garanta uma comunicação rápida e de maneira veloz, obtendo um alto volume de anúncios - escalando a produção de conteúdo autoral;
  • Facilite análise de dados para embasar decisões relacionadas à campanhas no digital.

Por isso, uma plataforma SaaS, como a solução Bornlogic, é ideal para a transformação digital do varejo.

Como a solução Bornlogic ajuda a sua empresa nesse desafio

Há 10 anos começamos a transformação digital da força de vendas através da criação de conteúdos geolocalizados. Com ajuda da Bornlogic, vendedores e matriz trabalham juntos na criação de ações de Marketing Digital, fazendo com que o time da ponta se torne criador de conteúdo e anúncios locais nas redes sociais. 

Isso significa que agora as empresas conseguem criar comunicações que levam em conta o quão grande é o Brasil: quem é de Manaus faz uma comunicação 100% direcionada e pensando nos manauaras. Assim, como quem é do Rio de Janeiro faz uma comunicação voltada aos cariocas, levando em consideração o sotaque, piadas e calendário local. 

A plataforma garante total gerenciamento de todos os conteúdos e seus insights e o aplicativo dá autonomia para as lojas - tornando o projeto extremamente escalável e sustentável. Tudo isso por meio de:  

Painel administrativo

É ele quem garante uma gestão centralizada de campanhas locais e da estratégia de Social Selling criada pela força de vendas lá na ponta. Isso acontece por meio da curadoria de conteúdo e distribuição de investimentos em anúncios nas redes sociais.

Usando o painel administrativo da Bornlogic, você vai conseguir:

  • Garantir a eficiência na gestão de vendas: os dados dos anúncios e da criação de conteúdo mostram o que é mais anunciado e direcionam as próximas criações;
  • Criar um planejamento descomplicado: o painel fornece um canal de comunicação direta com a ponta para o direcionamento das próximas campanhas;
  • Governança do uso da marca: o time da ponta conhece o público local, produz conteúdo contextualizado e a matriz se encarrega da aprovação, se necessário;
  • Tomar decisões inteligentes e data-driven: seu time analisa o desempenho dos anúncios através da dashboard e aprende com os resultados.

Aplicativo 

Permite que a sua força de vendas - lá na unidade física - produza anúncios geolocalizados de acordo com o estoque local, de maneira autoral, sazonal, personalizada, criativa, autêntica e totalmente omnicanal.

Com o aplicativo em mãos, o time da ponta: 

  • Criar conexões locais: a força de vendas conhece o público regional e sabe o que é popular no momento, por isso, cria, através do aplicativo, campanhas que geram mais engajamento e conexão com o público local;
  • Personaliza a jornada de compra: os anúncios são feitos com objetivos omnichannel - o cliente compra onde for melhor para ele e você vende mais;
  • Proporciona praticidade e agilidade: nossa parceria com Meta permite que a força de vendas crie um anúncio e coloque ele no ar em até 40 segundos.

Retail Media Local

Este painel fornece dados para o varejista - que já usa o serviço da Bornlogic - identificar oportunidades em Retail Media e se conectar com a indústria (potenciais anunciantes). Assim, a verba de anúncios é distribuída de maneira cooperada em uma estratégia “ganha-ganha”.

Com a solução Bornlogic para Retail media, sua empresa consegue:

  • Transformar sua marca em um canal de mídia: o varejo faz parceria com a indústria para aumentar o budget das campanhas e, assim, obtém uma nova fonte de investimento para potencializar as vendas;
  • Escalar a criação de anúncio com verba cooperada: com mais verba, mais anúncios são criados e os produtos ganham mais visibilidade; 
  • Viabilizar estratégia por meio de uma ferramenta: usar uma ferramenta específica para o Retail Media acelera o Retorno sobre o Investimento (ROI) por ser mais barato e rápido do que contratar um time de desenvolvedores.

💡Quer saber mais sobre a estratégia de Retail Media e como ela ajuda Varejo e Indústria a vender mais com inteligência? Baixe gratuitamente nosso e-book sobre o assunto: 

Conheça a solução Bornlogic na prática!

Quer entender mais sobre como estamos impulsionando a transformação digital da força de vendas dos nossos clientes e gerando resultados, como:

  • 10x mais engajamento nas páginas locais; 
  • 5x mais vendas; 
  • Mais de 16.000 unidades utilizando nosso aplicativo; 
  • 8 milhões de vídeos criados pela plataforma; 
  • 56 milhões investidos em anúncios por nossos clientes.

Banner com call to action que leva para uma LP focada na solução da Bornlogic.

 

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.