Solução Bornlogic: transformação digital com Social Selling
8 Março 2023 por Lívia Macêdo
Você sabia que mais de 70% da população brasileira está nas redes sociais? São cerca de 151 milhões de usuários ativos nesses canais todos os dias. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela Hootsuite em parceria com a We are Social em 2022. Além disso, esses brasileiros passam, em média, 4 horas e 22 minutos por dia acessando essas plataformas.
Pensando nisso, desenvolvemos uma plataforma que ajuda a digitalizar a força de vendas, incentivando vendedores e promotores a criar conteúdo humanizado nas redes sociais das marcas para desenvolver um relacionamento próximo com possíveis clientes locais e, dessa maneira, efetivar vendas de formas mais assertivas: a solução Bornlogic!
Nesse conteúdo vamos explicar como a solução Bornlogic ajuda a promover a transformação digital da sua força de vendas para recuperar o fator humano das negociações e como o Social Selling contribui para a execução dessa estratégia:
Redes sociais: o ponto de encontro entre marcas e clientes
Atualmente, faz sentido que a maior parte das relações comerciais aconteçam ou passem, de alguma maneira, por meio das redes sociais. O problema é: essas relações tiraram o fator humano da jogada, deixando de lado a criação de um relacionamento, de fato, duradouro e fiel com os clientes.
Na prática, temos duas realidades bem distintas:
Uma venda que foi pensada para acontecer sem nenhum fator humano, de maneira completamente online.
E, outra, pensada para somente quando o cliente entra na loja - sem que nenhuma ativação específica aconteça antes ou depois desse contato.
Ou seja, sem que exista uma estratégia omnichannel desenhada para esse fluxo.
💡Quer entender melhor como uma estratégia omnicanal pode beneficiar sua marca no Varejo? Acesse este post!
A transformação digital da força de vendas
É fato que o investimento em tecnologia para aumentar as vendas é uma realidade para empresas do varejo - raras são as que não possuem um site estruturado para vender os seus produtos ou, no mínimo, estão cadastradas em um market place. Por isso, integrar o que é feito online e offline é tão importante, além de garantir uma experiência omnichannel.
Para que isso aconteça, a força de vendas precisa estar disponível tanto na ponta - atendendo nas lojas físicas - quanto de maneira digital, divulgando os produtos e se colocando disponível para atendimento por esse canal. Esse, então, se torna o pontapé inicial para o início de uma transformação digital do time de vendas.
Social Selling como estratégia para essa transformação
Na estratégia de Social Selling, o time de vendas das lojas começa a usar as redes sociais para se conectar e construir relacionamentos com os clientes - o que aumenta a visibilidade da marca, o engajamento dos clientes e, por consequência, aumenta as vendas.
Essa estratégia também permite com que o consumidor esteja conectado com um mesmo vendedor em todos os pontos de contato. Lembra da jornada que citamos anteriormente? Nessa realidade, o consumidor veria o vendedor ao ser impactado pelo produto e conseguiria chamá-lo para sanar suas dúvidas, por exemplo.
Na prática, acontece da seguinte forma:
O Marketing da matriz, ao invés de só pensar em campanhas institucionais, para o brasil todo, começa a montar estratégias geolocalizadas;
As lojas, por sua vez, recebem instruções para auxiliar na produção de conteúdo para sua região e envia para a Matriz divulgar esse conteúdo;
As lojas conseguem ter mais controle do material produzido conforme a sua própria realidade e criam mais conexão com os consumidores - já que eles sabem como os consumidores daquela região se comportam e os conteúdos mais populares por lá;
Pronto: o diálogo entre consumidor e vendedor local é estabelecido e um relacionamento duradouro começa a ser construído.
Por isso falamos que o Social Selling não é apenas uma questão de publicar conteúdo em mídias sociais, mas de construir um diálogo significativo com os clientes, compartilhando conteúdo relevante, respondendo a perguntas, e envolvendo-os em conversas.
Acelerando a transformação digital
Bom, nesse momento, você já deve estar pensando: “Então, se eu tenho X números de lojas, eu teria que criar uma página para cada, montar a estratégia de anúncios e instruir na produção de conteúdo de cada um dos vendedores?”
Parece (e é) um trabalho muito complexo para o time de marketing da matriz executar sem apoio. Por isso, a tecnologia no varejo entra como um meio para auxiliar esse processo de transformação digital.
Para que essa estratégia funcione é indispensável ter uma ferramenta que:
Facilite o processo de criação dos vendedores;
Aumente a proximidade entre matriz e lojas;
De autonomia para que a loja física tenha sua página local e produza seu próprio conteúdo;
Garanta uma comunicação rápida e de maneira veloz, obtendo um alto volume de anúncios - escalando a produção de anúncio autoral;
Facilite análise de dados para embasar decisões relacionadas à campanhas no digital
Por isso, uma plataforma SaaS - como a solução Bornlogic - é ideal para a execução de uma estratégia de Social Selling no segmento B2C.
Como a solução Bornlogic pode ajudar a sua empresa nesse desafio
Resgatamos o início das relações comerciais, quando você conhecia o seu cliente e se conectava com ele. Só que, agora, no digital.
Com a Bornlogic, a força de vendas e a matriz trabalham juntas na criação de ações de Marketing Digital, fazendo o que o time da ponta se torne criador de anúncios locais nas redes sociais.
A plataforma garante total gerenciamento de todos os conteúdos e o aplicativo dá autonomia para as lojas - tornando o projeto extremamente escalável e sustentável. Tudo isso por meio de:
Painel administrativo
É ele quem garante uma gestão centralizada de campanhas locais e da estratégia de Social Selling produzida pela força de vendas lá na ponta. Isso acontece por meio da curadoria de conteúdo e distribuição de investimentos em anúncios nas redes sociais.
Vantagens
Usando o painel administrativo da Bornlogic, você vai conseguir:
Garantir a eficiência na gestão de vendas: os dados dos anúncios e da criação de conteúdo mostram o que é mais anunciado e direcionam as próximas criações;
Criar um planejamento descomplicado: o painel fornece um canal de comunicação direta com a ponta para o direcionamento das próximas campanhas;
Ter governança do uso da marca: o time da ponta conhece o público local, produz conteúdo contextualizado e a matriz se encarrega da aprovação, se necessário;
Tomar decisões inteligentes e data-driven: seu time analisa o desempenho dos anúncios através da dashboard e aprende com os resultados.
Aplicativo
Permite que a sua força de vendas - lá na unidade física - produza anúncios geolocalizados de acordo com o estoque local, de maneira autoral, sazonal, personalizada, criativa, autêntica e totalmente omnicanal.
Vantagens
Com o aplicativo em mãos, o time da ponta:
Cria conexões locais: a força de vendas conhece o público regional e sabe o que é popular no momento, por isso, cria, através do aplicativo, campanhas que geram mais engajamento e conexão com o público local;
Personaliza a jornada de compra: os anúncios são feitos com objetivos omnichannel - o cliente compra onde for melhor para ele e você vende mais;
Proporciona praticidade e agilidade: nossa parceria com Meta e TikTok permite que a força de vendas crie um anúncio e coloque ele no ar em até 40 segundos.
Painel de Retail Media
Este painel fornece dados para o varejista - que já usa o serviço da Bornlogic - identificar oportunidades em Retail Media e se conectar com a indústria (anunciantes). Assim, a verba de anúncios é distribuída de maneira cooperada em uma estratégia “ganha-ganha”.
Vantagens
Transforme sua marca em um canal de mídia: o varejo faz parceria com a indústria para aumentar o budget das campanhas e, assim, obtém uma nova fonte de investimento para potencializar as vendas;
Escale a criação de anúncio com verba cooperada: Com mais verba, mais anúncios são criados e os produtos ganham mais visibilidade;
Viabilize estratégia por meio de uma ferramenta: usar uma ferramenta específica para o Retail Media acelera o Retorno sobre o Investimento (ROI) por ser mais barato e rápido do que contratar um time de desenvolvedores.
💡Quer saber mais sobre a estratégia de Retail Media e como ela ajuda Varejo e Indústria a vender mais com inteligência? Baixe gratuitamente nosso e-book sobre o assunto:
Quem é a Bornlogic?
Há 10 anos começamos a digitalizar a força de vendas através da criação de conteúdos geolocalizados.
Isso significa que agora as empresas do brasil conseguem criar comunicações que levam em conta o quão grande é o Brasil: quem é de Manaus faz uma comunicação 100% direcionada e pensando nos manauaras. Assim, como quem é do Rio de Janeiro faz uma comunicação voltada aos cariocas, levando em consideração o sotaque, piadas e calendário local.
Hoje, já contamos com:
Mais de 16.000 unidades utilizando nosso aplicativo;
8 milhões de vídeos criados pela plataforma;
56 milhões investidos em anúncios por nossos clientes;
10x mais engajamento nas páginas locais;
5x mais vendas.
A Bornlogic é a 2ª maior retailtech do Brasil. Nossa solução está nos maiores varejistas do país como Carrefour, Magalu, Via, Renner, C&A, Panvel, Americanas, MRV, Grupo Pão de Açúcar, Arezzo e muitos outros.
Quer entender, na prática, como esses clientes estão executando essa estratégia com a ajuda da solução Bornlogic?