Publicado: 1 de Dezembro de 2021 - Atualizado em: 18 de Setembro de 2023

Verba cooperada: o que é e como ajuda a aumentar o ROI?

Fundo verde com dois braços desenhados envolvendo um dashboard que msotra gráficos e resultados.

Parcerias são sempre muito importantes para alcançar objetivos. Pense em um jogo de futebol, por exemplo, ou em qualquer outra missão desafiadora. É sempre mais fácil chegar lá com um apoio. Não é?

Esta também é uma regra para o mundo dos negócios. E um dos formatos mais falados no mundo do Marketing para varejo é a verba cooperada. Trata-se de um esforço que ajuda a potencializar as vendas, além de reforçar o relacionamento entre o varejo, fabricantes e distribuidores.

Mas, quem pode solicitar?
Como implementar essa estratégia e garantir retorno?
Quer saber mais sobre como tudo funciona? Então, você veio ao lugar certo.

O que é verba cooperada?

Verba cooperada - também chamada de Verba de Propaganda e Publicidade Cooperada - é o nome do montante recebido dos fornecedores e destinados aos revendedores e às empresas atacadistas e varejistas, como forma de reembolso, em parte, pelos gastos com a contratação de agências de propaganda e publicidade e prestadores de serviços de Marketing.

Como acontece a distribuição?

Ela pode ser feita em dinheiro ou em produtos bonificados. No geral, são recursos disponibilizados por grandes fabricantes quando:

1. Querem aumentar a receita de vendas em determinado produto;
2. Trabalhar melhor algum que já exista no estoque.

Para receber essa verba, o varejista estipula uma meta, e recebe um determinado valor para estimular um preço mais competitivo. Desta forma, você consegue impulsionar vendas de um determinado produto a partir do direcionamento dado pela estratégia de Marketing, maximizando a eficiência de negócio para todos os parceiros envolvidos.

Entenda como a verba cooperada ajuda a aumentar seu ROI

1. Por que ela alavanca os resultados da sua empresa?

Por ser dedicada para promover o produto e fechar vendas. Ela faz isso disseminando os valores da marca, otimizando as transações e possibilitando esforços integrados de Marketing.

2. Como implementar esta estratégia?

Montamos um roteiro para conseguir verba cooperada. O passo a passo deve ser executado na ordem em que aparece.

  1. Planejamento de Marketing com foco no fabricante: monte um plano compilando as ações que serão desenvolvidas com a verba cooperada. É importante ter foco no fabricante em questão, e deixar claro quais serão os objetivos e metas de cada ação.
  2. Definição de investimento: para chegar no valor, o ideal é desenvolver um planejamento detalhado sobre o orçamento de cada ação. Prever cada etapa e o montante usado em cada uma delas mostrará que você está preparado para gerenciar essa verba.
  3. Estimativa de ROI: essa é a informação que vai ajudar na defesa do valor que você está pedindo no planejamento. Ou seja, mostre que aquele valor solicitado se justifica porque o retorno sobre o investimento será ainda maior.

Foco em resultado: priorizando a geração de demanda

É importante ter clareza sobre o que é prioritário nesta estratégia de verba cooperada. Como dissemos no tópico anterior, tendo em vista que você precisará trazer ROI (Retorno Sobre o Investimento) para justificar o recebimento da verba.

O ideal é focar em ações de geração de demanda nos pontos de venda. Desvie também daquelas ações de Marketing para posicionamento de marca que já são executadas pela própria fabricante. Ao investir a verba cooperada, tenha a certeza de que a ação trará retorno direto em vendas.

Importante: estamos na era do Marketing Digital

Este é um momento de transformação digital do comércio de bens e serviços, inclusive para o varejo e pontos de venda. Muitos recursos estão presentes no mercado para incrementar estratégias que alavancam vendas neste tipo de transação.

Então, considere usar a verba cooperada para estratégias de Marketing Digital no varejo. Promover a digitalização do vendedor da loja física em um plano de ação local é a maneira mais inteligente de gerar demanda. E a melhor parte é que você pode fazer isso usando os canais de vendas do momento: as redes sociais. Contate a Bornlogic e saiba mais sobre o que nós podemos fazer pela sua loja.

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.